sexta-feira, 9 de outubro de 2009

...O que é ser um homem espiritual?...



4 out (5 dias atrás)



Heloi

O Que é Ser um Homem Espiritual?

Vamos começar lendo a Primeira Carta aos Coríntios, Capítulo 2, do Versículo 14 até a Primeira Parte do Versículo 3, do Capítulo 3:
(I Corintios 2:14) -
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
Porque ainda sois carnais;



O Que é Ser Espiritual?

Vamos recordar, segundo as escrituras, de que maneira o homem foi criado.
Antes de criar o homem, Deus criou os anjos, seres puramente espirituais. Porque Deus é espírito.
Ao criar o homem, Deus fez para nós um corpo físico, juntou um pouco de pó da terra com lodo e fez um corpo; Soprando as narinas introduziu o espírito e o homem se tornou alma vivente.
Deus nada faz sem um objetivo claro e, a vontade de Deus, naquele instante, era nos criar a semelhança Dele para que tivéssemos uma perfeita comunhão com Ele. Você se lembra como Deus vinha ao jardim do Éden, na virada do dia, para ter comunhão com Adão e Eva?
Parece-nos que esta comunhão é um grande desejo de Deus, pois, ao nos criar, Deus queria nos ouvir e
Ao entrarmos no Novo Testamento,nós encontramos uma revelação mais ampla, sobre a formação do homem, que confirma que o homem foi formado de espírito, alma e corpo, pois Paulo fala aos tessalõnicos, numa oração: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo” (I Ts 5:23). Então, aqui, o Espírito Santo nos ajuda a compreender de uma maneira mais exata a narrativa de Gen 2, relativa a criação do homem. conosco, tendo-nos a frente dele para compartilhar a sua Santidade conosco.
Deus nos fez homens espirituaisde maneira que pudéssemos interagir com Ele, que pudéssemos ser orientados por Ele e pudéssemos recebê-lo em nossos corações.
Deus é Espírito e o homem foi feito é um ser espiritual.
O mundo em que vivemos é físico, é material. Se quisermos ter a confirmação que um objeto existe, olhamos para ele e o vemos, com os nossos olhos; tocamos nele e o sentimos com o nosso tato, e assim por diante. Mediante os sentidos temos a certeza que aquele objeto é real.
Mas existe outra dimensão, a espiritual que nós não a percebemos com os nossos sentidos físicos, mas ela é tão real quanto as coisas que podemos tocar. Como exemplo, podemos citar Deus; Apesar de não podermos vê-Lo e nem tocá-Lo, é muito real; Na verdade não existe nada mais real que Deus que criou todas as coisas, tanto as visíveis quanto as invisíveis.
Mas voltemos ao homem.Como poderemos ter certeza que o homem possui um espírito?
Precisamos voltar,então, para Gênesis, porque lá Deus falou para Adão de uma maneira que não deixou a possibilidade de Adão ter se enganado ou se confundido. Disse Deus para Adão: “Adão, você pode comer de todas as árvores deste Jardim, mas você não poderá comer o fruto de apenas de uma árvore “a árvore do conhecimento bem e do mal”. Não coma o fruto daquela árvore, pois se comeres, certamente morrerás”.Não vamos entrar em detalhes sobre este fato, mas Adão comeu o fruto daquela árvore.
Mas eu pergunto:
Adão morreu fisicamente?
Não!
Adão morreu psicologicamente (função da alma)?
Não!
Adão morreu espiritualmente.A comunhão entre Deus e os homens foi quebrada.
Aqui o homem deixou de ser espiritual, apesar de possuir um espírito, mas um espírito morto para Deus.
Agora a alma e o corpo do homem se uniram. Esta união entre o corpo e a alma, as Escrituras chamam de “carne”. A alma tornou-se independente de Deus e, em parceria com o nosso corpo, vive em rebelião contra Deus.
O espírito é a mão de Deus em nossas vidas. Porém existe um conflito permanente entre o espírito e a carne, mesmo nas pessoas que já conheceram Jesus Cristo, como diz Paulo em : (Gl 5:17) -
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Um dia de grande liberdade para nós é quando pudermos pensar e falar como Paulo:
(Romanos 7:18) –
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Sei que muitos de nós, tem dificuldade de falar assim como Paulo. Existe um ditado popular que diz: “O amor é cego” e é mesmo.
Advinha a quem amamos mais?
A nós mesmos, não é verdade?
Mas aquilo que Paulo disse é uma realidade que devemos acreditar: Em nossa carne não existe bem algum.
Quando conseguirmos pensar como Paulo, conseguiremos uma grande libertação.

Paulo classifica o homem como natural e espiritual, mas subdivide os espiritual em espiritual e carnal.
Natural é o homem da natureza caída de Adão, é um pecador por natureza, é hostil a Deus, não pode e não quer fazer a vontade de Deus.

Espiritual é aquele que já conheceu a Deus. Dentre esses que já conheceram a Deus, Paulo classifica como espiritual aquele que vive segundo o espírito e carnal aquele que vive, ainda, segundo a carne.

Resta-nos saber se a vida que Deus colocou em nós, no nosso novo nascimento, irá ou não controlar os nossos passos daí para frente.

Andaremos segundo o nosso espírito vivificado ou segundo a carne.
Quem irá controlar o que nós pensamos, o que nós falamos, ou o que fazemos?
Esta e a diferença entre o homem espiritual e o homem carnal. Quem está no comando da sua vida?
Deus, ao criar o homem,tinha um desejo profundo em seu coração e, porque Ele é Deus, nada pode frustrar um desejo Dele. Ele vai ter o Seu povo e Ele será o Deus desse povo e Ele terá comunhão com esse povo e esse povo terá comunhão com Ele.

Mas, alguma coisa terá que acontecer com o homem natural para que Deus possa ter comunhão com ele.
O homem natural, por si só, não possui qualidades para se aproximar de Deus. Para que haja esta aproximação, o homem natural precisa crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que foi enviado a este mundo para redimir os nossos pecados, que Ele morreu na cruz em nosso lugar, que ressurgiu dos mortos e ascendeu ao céu.
Crendo assim, de coração, o homem natural nasce de novo, espiritualmente. Jesus vem e faz
Vamos relembrar a conversa entre Jesus e Nicodemos:
Nicodemos era um dos príncipes dos judeus, tinha estudo, tinha dinheiro, era religioso, educado e era um bom homem. Mas isto tudo não bastava.
Jesus disse-lhe:
“Nicodemos, você
precisa nascer de novo!”
Jesus não estava sugerindo ou dando uma opção, estava dando para ele a única condição possível para entrar no reino de Deus. E prossegue:
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.Se nós vamos ter comunhão com Deus vivo, então nós temos que nascer do alto, temos que nascer do Espírito.
Jesus continua a conversa com Nicodemos e lhe diz:
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.Notamos que Jesus faz uma divisão, uma separação importantíssima, entre os carnais e os espirituais. dentro de nós.
Mas Nicodemos não entendiae perguntava: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Disse-lhe Jesus:
“Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Jesus estava dizendo para Nicodemos que o novo nascimento não é algo que possamos compreender com o nosso intelecto natural.

Eu não sei como você se sente hoje, mas eu estou tão contente por nós podermos experimentar esta realidade espiritual, mesmo sem entendê-la completamente, é um mistério, é um segredo, mas se nós nos humilharmos, se nos tornarmos dependentes como uma criancinha, e reconhecermos como verdade que Deus nos deu o seu Filho e se nós o recebermos como nosso Senhor e Salvador nós receberemos esta vida nova, que faz com que o espírito morto, se torne ressurreto.
Perdoem-me por dar testemunho da minha própria vida,mas, a partir do dia que isto aconteceu comigo, nunca mais alguém precisou dizer para mim que existia um Deus vivo; Eu sabia, eu sabia, eu sabia que Ele era vivo. Eu não entendia muito bem o que estava acontecendo, mas havia algo dentro de mim que era real.

Esta é a forma pela qual nós começamos a vida espiritual. Você precisa nascer de novo. Ser religioso não é suficiente, a religião é somente uma prática da carne. Sair com a bíblia e ir para a igreja, não é suficiente.
Você precisa nascer de novo. Você precisa ser espiritual. Ser espiritual significa que Deus fez algo em nós. E você percebe quando isto acontece.

Deus tomou a sua própria vida, a vida eterna, a vida ressurreta, a vida vitoriosa, a vida de Jesus e colocou dentro de nós. Esta vida, que agora recebemos, não é uma vida criada, pois por aquela vida que nós tínhamos, experimentamos a morte. A vida que recebemos agora, como espirituais, é uma vida gerada e gerada de Deus.
Por toda esta transformação divina, você não precisa pagar nada. Você não precisa ir a um supermercado ou a um banco. É grátis, basta crer que Jesus é o cordeiro que Deus nos enviou para morrer em nosso lugar, crer que o sangue derramado por Jesus naquela cruz nos limpa de todos os pecados e que na cruz Ele morreu por amor a nós, sendo nós ainda pecadores.
Agora, mediante o renascimento você está capacitado a amá-Lo, pois Ele nos amou primeiro.
Lembremo-nos das palavras de Jesus:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Que esta Palavra não volte vazia!
Em nome de Jesus eu oro!
Autor: Heloi Fontana



3 comentários:

AlziJesus disse...

Olá!
Heloi, a paz do Senhor!
Irmão em Cristo Jesus,
Respondendo à sua pergunta:
O que é Ser um homem Espiritual?
R> Concordo plenamente com sua brilhante resposta à luz da Bíblia, temos que nascer de novo, ser uma nova criatura. Um homem espiritual não pode ser um religioso, tem que ser um discípulo do Senhor Jesus, tem que crer no Senhor Jesus, pois, somente através dEle faremos uma aliança espiritual com Deus.
Amado irmão em Cristo Jesus, obrigada por este ensinamento.Toda honra e glória seja dado a Deus. Amém e amém!
Peço pra Deus abençoar o seu ministério rica e generosamente em nome do Sr. Jesus.
... Jesus Cristo é o Senhor,...Fp 2:11

Regina Maura Dias Verasto disse...

OI, QUE A PAZ DE JESUS ESTEJA COM VOCÊ,UM FINAL DE SEMANA MUITO ILUMINADO E ABENÇOADO FIQUE COM DEUS BEIJOS...

Natalino da Silva disse...

A paz do Senhor!
Um feliz sábado e um ótimo fim de semna!!

“Se seu sonho for maior que você,
Alargue suas asas! Esqueça os seus medos!
Faça como a águia, decole bem alto!"

"Porque o sonho mais ousado que você
tiver, ainda será pequeno comparado
ao que Deus tem prá você!"

Deus te Abençõe! Fique com Deus!