domingo, 9 de agosto de 2009

A quem tiver, mais lhe será dado...





MENSAGEM DE FÉ PARA O NOSSO DIA-A-DIA...

Lucas 8: 16 -18 - A CANDEIA

16 "Ninguém acende uma candeia e a esconde nun jarro ou a coloca debaixo de uma cama. Ao contrário, coloca-a num lugar apropriado, de modo que os que entram possam ver a luz.

17 Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz.

18 Portanto, considerem atentamente como vocês estão ouvindo. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado".

Candeia - do lat. candela, "vela de sebo ou de cera" - significa pequeno aparelho de iluminação, que se suspende por um prego, com recipiente de folha-de-flandres, barro ou outro material, abastecido com óleo, no qual se embebe uma torcida, e de emprego em casas pobres.

A palavra evangelho, do grego euangélion, quer dizer “boa-notícia”.

A palavra luz na Bíblia quer dizer conhecimento.Conhecimento religioso, como processo de relacionamento entre criatura e criador, consubstanciando na Revelação, na intuição e outras formas.

Educação: A educação é um processo lento. O amadurecimento do ser requer consideração, reflexão e ponderação constantes.
Por sua própria natureza, a educação é um diálogo. Através desse diálogo, as gerações mais experimentadas transmitem às mais jovens a riqueza de seus conhecimentos e vivências.
Cristo é o grande educador da humanidade. Para educar o povo, recorreu à pedagogia da época: parábolas, hipérboles gráficas e alegorias.
As Parábolas: Parábola é um relato que possui sentido próprio, destinado , porém, a sugerir, além desse sentido imediato, uma lição moral.

Conclusão:
Todos podemos ser mensageiros do Senhor. Cabe-nos, portanto, estudar os princípios fundamentais da doutrina. Tal empreendimento auxiliar-nos-á eficazmente no sentido de transmitirmos o conhecimento espiritual de acordo com a capacidade de entendimento daqueles que nos ouvem. O novo homem renova-se no no conhecimento, o que permite andar em Espírito, ou seja, como filhos da luz Cl 3: 10; Ef 4: 23; Rm 12: 2. Por isso o apóstolo Pedro instrui: crescei na graça e no conhecimento. O conhecimento de Deus trás descanso (refrigério) ao homem. O simples alcança sabedoria. A retidão do Senhor torna o coração alegre. A palavra é luz. Veja o que diz o Salmo 18: 28 Tu, SENHOR, mantém acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas. 29 Com o teu auxílio posso atacar uma tropa; com o meu Deus posso transpor muralhas. 30 Este é o Deus cujo caminho é perfeito;a palavra do SENHOR é comprovadamente genuína....

A Palavra de Deus é fonte de luz (conhecimento), fonte de verdade e fonte da procura pela sabedoria.

...Jesus Cristo é o Senhor,...Fp 2:11









Nenhum comentário: